segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

JEOAQUIM

JEOAQUIM

2 Reis 23:34 - 24:7 e 2 Crônicas 36:5-8

Jeremias resume o caráter de Jeoaquim: "os teus olhos e o teu coração não atentam senão para a tua ganância, e para derramar o sangue inocente, e para levar a efeito a violência e a extorsão." Em vista disso, ninguém lamentaria a sua morte, e seria sepultado como se sepulta um jumento: "arrastá-lo-ão e o lançarão para bem longe, para fora das portas de Jerusalém." (Jeremias 22:17-19). De fato, nada se diz sobre o seu sepultamento.
Jeoaquim (nome dado pelo faraó a Eliaquim, irmão mais velho de Jeoacaz que ele destituira), foi constituído rei por Neco em lugar do seu pai Josias.
Jeoaquim tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou onze anos em Jerusalém. Ele também fez o que era mau perante o SENHOR.
Ele exigiu do povo, segundo a avaliação de cada um, prata e ouro para pagar a multa cobrada pelo faraó.
Três anos depois, o rei Nabucodonozor da Babilônia invadiu o reino de Judá e amarrou Jeoaquim com cadeias de bronze para levá-lo cativo à Babilônia. Mas mudou de idéia, aparentemente quando soube da morte do seu pai, Nabopolassar, e teve que voltar apressadamente por um atalho para assegurar os seus direitos no trono da Babilônia.
Tendo forçado Jeoaquim a prometer lealdade, ele se afastou levando consigo alguns cativos (inclusive Daniel), e utensílios da Casa do SENHOR, para uso no seu próprio templo. No ano seguinte (605 BC), Nabucodonozor derrotou o exército egípcio, assumindo assim o dominio sobre o Oriente Médio.
Jeoaquim se enfureceu contra os profetas do SENHOR que o censuravam e anunciavam a ruína próxima de Judá por causa da sua infidelidade a Deus, matou Urias (Jeremias 26:23) e queimou a Palavra de Deus que Jeremias havia escrito sobre Judá e Israel (Jeremias 36:23). Procurou também prender Jeremias e o seu escriba, Baruque, mas o SENHOR os escondeu (Jeremias 36:26).
Jeoaquim revoltou-se contra Nabucodonozor após três anos como seu vassalo, mas não teve paz porque foi então assediado por bandos de caldeus, siros, moabitas, e amonitas. 0 SENHOR os enviou contra Judá para o destruir, cumprindo a Sua palavra pelos profetas no tempo de Manassés, cuja iniquidade o SENHOR não perdoou (2 Reis 21:10-16).

R David Jones


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.